segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tecidos

Pessoal, como nosso último post, resolvi colocar uma visão dos tecidos que compõe nosso corpo, visão essa que só foi possivel com a imensa ajudinha das lâminas e microscópio , claro...

Tecido ósseo

Tecido Muscular Cardíaco

Tecido Epitelial
Tecido Adiposo

Tecido Cartilaginoso

Tecido ósseo




Curiosidades a parte, espero que tenham gostado do blog e das figuras , que foram colocadas para que vocês percebam o quanto é fundamental conhecer e se encantar ainda mais pelo mundo da biologia que não é possível ser visto a olho nu, e que todas essas visualizações são o exato resultado do trabalho e da dedicação dos profissionais que se dedicam a fazer as lâminas e manusear os microscópios , seja ele qual for.
Lâminas : Materiais vivos e fixados,  sem elas você não conheceria tão a fundo a biologia !!!!!! 

Vendo Lâminas

Eae pessoal tudo bem ? estava fuçando na internet esses dias e encontrei um site legal com fotos de várias lâminas de histologia. O site é bem auto explicativo, na entrada tem o passo a passo de como mexer no site, tem fotos de lâminas de vários sistemas do corpo humano que estão disponíveis para visualização, tem tudo certinho, até uma legenda foi feita para que todos saibam as características e funções do que é visto na lâmina. Aqui vai o link do site http://www.icb.ufmg.br/mor/hem/atlas_histologico.html . Este site foi um projeto que começou em 2005 com os monitores do curso de medicina da UFMG. Realmente é um site muito interessante que facilita o estudo para vários alunos não só do curso de medicina. Vale a pena conferir. Abraços

sábado, 11 de dezembro de 2010

Site com fotos de lâminas

Fala galera blza ? então estou apenas colocando este link apra que depois casos vocês tenham interesse possam visitar, clicando na palavra lâminas aqui, você irá para um site onde é possível ver várias fotos de lâminas, tendo sua descrição, e a maneira que foram montadas os metódos e etc. Vale a pena conferir, lá tem lâminas de histologia, citologia e de todos os sistemas do corpo humano. É isso ai gente, até a próxima. Abraços.

Corando certas lâminas


Eae gente tudo bem com vocês ? to postando de novo aqui, desta vez para falar o porque algumas lâminas quando preparadas necessitam ser coradas e outras não. Irei usar um exemplo de cada visto nas aulas dadas este semestre pelo professor Carlos e Flávia. Porque então há a necessidade de se corar uma lâmina contendo mucosa bucal ? pelo simples motivo de sem a utilização do azul de metileno (corante) a visualização ficaria impossível, pois as células da mucosa não possuem pigmentos para que sejam visualizados no microscópio. Então porque quando fizemos o corte da tradescantia não foi necessário a utilização de corante ? Pois este planta possui em sua folha um pigmento chamado antocianina, presente em seu vacúolo que deixa sua folha com cor roxa, assim tornando de fácil visualização no microscópio. Entenderam porque algumas lâminas precisam ser coradas e outras não ? Abaixo vai umas fotos.



Aqui neste lâmina observa-se que a cor verde é característica do cloroplasto, pigmento também encontrado nas plantas.

Foto de tradescantia, observa-se uma cor roxa na visualização.


Foto de lâmina de mucosa bucal, observa-se o núcleo nesta foto(pontos azuis pequenos)
Como não há pigmento natural na mucosa esta cor azul existe devido a esta lâmina ter sido corada utilizando azul de metileno.

Mas e a lamínula afinal ?

eae gente tudo bem ? to voltando a postar de novo. Desta para comentar algo não tão comentado como a lâmina, mas de importância igual, a lamínula. Afinal para que serve a lamínula é porque ela é tão importante ? Primeiro uma idéia geral sobre ela, ela é feita de vidro e é bem fina, sendo que ela é colocada bem acima da amostra que se encontra no lâmina. Elas são fabricadas em variados tamanhos, mas sempre são menores que as próprias lâminas, sendo que sua espessura média é de aproximadamente 0,13 mm. Como será que são fabricadas ? Elas são fabricadas em vidro soda-cal, vidro cristal ou vidro borossilicato. Quando aplicadas especificamente são feitas de policarbonato e acetato de celulose. São utilizados Thermanox™ em sua fabricação, este matrial é poliolefina altamente resistente a substãncias químicas, permitindo uma autofluorescência.
Abaixo há uma foto de lamínula

Um pouco de tudooo ...

Pessoal, vou falar um pouco de cada Blog. Analisando cada um deles nós vemos que um depende muito do conhecimento do outro...

Microscópio Optico - Mostra várias curiosidades através de fotos , de como os mínimos detalhes de uma célula ou qualquer outro ser pode ser visto através dessa tecnologia

Células Animal e Vegetal - Blog do Felipee, você encontra imagens de células animais e vegetais como diz o próprio nome, comparações entre as duas, especialidades de cada... Aulinha básica sobre como diferenciar essas duas células, vale a pena conferir!

Microscópio Eletrônico - Funcionamento, Capacidade, todas as informações sobre o Microscópio Eletrônico e muitas fotos, estão de parabéns, ótimo blog !

Conhecendo o mundo invisível - A criação dos Microscópios , o início de tudo , já que todos estão interligados, é importante saber do início e passar por lá.

Olhar Biônico - Lá encontramos tudo sobre o Estereomicroscópio e suas imagens (Lupa)



Não deixem de visitar os blogs galera, estão prontos e muito bem feitos!
Valeeew

Ciência Itinerante !



Pessoal, aí estão nossos projetos da Ciência Itinerante..... O primeiro fala sobre a importância das lâminas e como são montadas , já o segundo nos fala  dos estômatos, sua função , dinâmica e do que é composto. Não consegui , pelo formato em que foi salvo, ampliar para deixar mais claro aqui pra vocês enchergarem , não sei se assim tá possível.... Me desculpem , mas espero que tenham gostado, foi feito com muito carinho !!!!

Animaçãããoooo....

Tchurmaaaa.... queria compartilhar com vocês uma animação bem amadora mesmo hahahaha, queria demonstrar a forma como é captado as partículas sólidas pelas células, fenômeno bem interessante considerando as suas dimensões , tanto da célula, quanto da partícula.....

COM VOCÊS :  A FAGOCITOSE !!!!





Valeuu galeraa...

Como entender as plantas?

Organismos tão pequenos , hora tão grandes, que não possuem boca para mastigar seu alimento, não possui nariz para inspirar e expirar, não possuem braços para capturar sua presa... e mesmo assim sobrevivem?????
Aparentemente são só raiz, caule e folhas, mas onde estão então todos os artifícios que podem substituir esses órgãos vitais a sobrevivencia?
As lâminas e sua análise nos mostram como isso pode acontecer...
Por exemplo, o mistério da respiração é facilmente descoberto , se através de uma folha de elódea , como fizemos durante as aulas de tecidos vegetais com a orientação da professora Flávia, pegarmos e analisarmos em lâmina , lá observaríamos seus estômatos, estruturas essas que só são possiveis de serem vistas pelo microscópio, seja analisando o material vivo , coletado na hora como a folha de elódea, quanto com o material fixado e colorido , para uma análise mais clara.
Através dessa análise, observamos o "órgão" que é capaz de trocar gases com o ambiente,  estabelecer a troca entre oxigênio e gás carbônico, o que nós seres humanos fazemos através do nosso aparelho respiratório.A análise de materiais vivos nos permite até ver o momento em que o estômato está aberto ou fechado, fatos esses que demostram sua liberação de gás ou água ou contenção dos mesmos.

Tá aí galera, pra quemimaginou que as lâminas fosses apenas materiais de estudos , e que isso não teria tanta importância, para a Botânica , assim como para as outras tantas áreas da Biologia,  o estudo através desse material é fundamental, pois existe a vida nos minimos detalhes de cada célula, aliás, são esses mínimos detalher que a fazem !!!!

Obrigadaaa pela atenção galera
Tomara que tenham gostadoo !!!

A biologia e seu mundo microscópicoo...

Galeraaa, to aqui hoje pra falar pra vocês da relação importantíssima, eu diria que fundamental, do título do nosso blog com algumas das várias áreas dessa ciência maravilhosa que estuda a vida.
A biologia é um estudo que analisa desde os acontecimentos macroscópicos , do cotidiano, até os mínimos detalhes , "os bastidores" de tudo o que conseguimos ver , do que nosso corpo faz, do que comemos, ou de qualquer outra ação de nós seres vivos, para isso é claro, tiveram que se desenvolver técnicas para que esse mundo cheio de detalhes fosse analisado em cada milímetro...e é justamente aí que nós entramos.
As lâminas montadas são formas de um estudioso pegar uma parte de um "objeto" e colocá-lo no centro de suas atenções e poder ver, através daquele cuidadoso preparo tudo o que aquele objeto possui , tudo o que faz aquele objeto funcionar, se mover, viver...
Para que esse estudo fosse  realizado, vamos dar um exemplo de tecidos, um tecido epitelial como estudamos em Histologia, foi coletado para que possamos conhecer mais sobre as células que o constituem , só que  esse material será analisado diias mais tarde, semanas após sua coleta, como fazer pra que esse material não degenere? não estrague? Surgiu então a maravilhosa Técnica de Fixação sobre o qual temos de título .
Os materiais que são coletados e podem se degenerar, são fixados para uma análise posterior através de alguns fixadores conhecidos como álcool 70% , 95% ou álcool absoluto (etanol), assim, a partir de vários "mergulhos" do material nesses  fixadores, o material garante que suas características de quando ainda vivo permaneça até a hora de sua análise, é como se acontecesse uma "parada no tempo " para aquele material, vimos muito bem isso em uma aula que contemplamos uma montagem de lâminas.
Outro tipo de materiais que observamos, são os considerados materiais vivos, materiais que analisamos ainda em funcionamento, com coleta imediata, mais um exemplo das aulas de Histologia, vimos as células da mucosa bucal.
Portanto , através desses exemplos , podemos ver que as análises em lâminas, com materiais vivos e fixados , são fundamentais para a biologia e seu estudo, pois em nosso caso por exemplo, tivemos todas as aulas teóricas com o Prof. Carlos, e quando chegamos ao laboratório podemos ver que aquilo da teoria realmente existe, como se arrumam em um espaço tão pequeno de uma célula, fixamos o conhecimento vendo a realidade. Afinal, como surgiram os desenhos das apostilas e livros de tecidos, embriões ? Claro, foi tudo analisado anteriormente em lâminas, para que fosse transferido depois para as páginas por meio de desenhos .....
Pessoall, espero que tenham gostado e conhecido um pouco mais dos materiais vivos e fixados...!!!! Até mais!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Resumo artigo "Imagens 3D virtuais no ensino de ciências: reconstruções de um modelo analógico do olho humano em aplicativo multimídia

Eae galera tudo beleza ? to postando aqui o resumo do artigo escrito por Welerson R. Moraes e Ronaldo L. Nagem. Neste presente artigo o objetivo foi verificar a viabilidade da utilização de modelos didáticos 3D no ensino, visto que de acordo com o discorrido pelo artigo ele facilita o aprendizado. No presente artigo as imagens visuais mostram a forma do ser humano se relacionar com o mundo, isto desde os primórdios. Em ensino de biologia ou ciências, as imagens servem para facilitar a fixação do aprendizado, tendo uma maior fixação de conhecimentos científicos. As imagens espalhadas pelos livros escolares são uma forma de modelo didático, eles buscam representar fenômenos da natureza o mais próximo possível dos modelos reais. Os modelos didáticos acabam por facilitar o entendimento de conceito científicos complexos, assim sendo, um bom modelo didático proporciona a criação de modelos na mente dos próprios aluno, o que fixa melhor o conteúdo, pois ele estará interagindo com o aprendizado de outra maneira além de leitura e escrita. O modelo didático têm sido uma ferramenta para o processo de mudança conceptual. Mas há sempre de haver cuidado com a utilização do mesmo, pois ele deve se manter o mais fiel possível ao conteúdo, sem criar uma outra dimensão para o aluno. Foi feito um modelo 3D do olho humano, apra descobrir a eficiência deste modelo, foi feito antes e depois um questionário sobre o assunto, e descobriu-se que houve uma maior absorção do conteúdo utilizando este modelo 3D, o que afirma uqe modelos 3D são válidos para o ensino de ciências e biologia.
É isso aí gente, espero que tenham gostado.....Até mais !

Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no ensino médio por graduandos de Ciências Biológicas.

Olá pessoalll, Quero postar um breve resumo de um artigo que lemos ," Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no ensino médio por graduandos de Ciências Biológica" , escrito por um grupo de alunos do curso de Ciências Biológias da UNIFAL- MG.
A importância dos modelos didáticos se dá basicamente por apresentar ao aluno que o manuseia, o mundo microscópico, que muitas vezes é abstrato pela falta de meios por onde se estudar em muitas escolas. A biologia Molecular e Celular requer uma base para que o aluno se apoie e compreenda o que na maioria das vezes é lhe apresentado apenas em teoria, pois apenas em grandes escolas com ótimas infra estruturas e aparelhagens é que lhe são permitidas as análises com microscópios.
A alternativa mais viável , foi  criar nessas escolas que não possuem esses equipamentos, esses modelos didáticos para que o aluno se aproxime desse mundo biológico abstrato.  Esses modelos servem como ponte para o aprendizado do que antes não lhe era "visível" a não ser teoricamente, assim , visualizando as estruturas, é muito mais fácil assimilar suas caracteristicas e funções, enriquecendo as aulas de biologia.
Para que esseprojeto fosse adiante, foram usados livros didáticos e especificos de tais áreas com reuniões entre alunos e cordenadores, assim  já eram possiveis 7 confecções como por exemplo : o tabuleiro da célula, membrana plasmática, mitocôndria, núcleo, modelo de transcrição, modelo de tradução e modelo dacélula em papel higiênico.
Todos foram confeccionados com materiais de baixo custo,e muitas vezes que estavam sendo reutilizados. Antes da apresentação desses materiais os alunos desconheciam os conceitos de célula ou dos outros assuntos abordados , e quando conheciam, era muito pouco e com constantes equívocos. Após reuniões e aulas com tais modelos, os alunos absorveram muito mais os conceitos e alegaram que as aulas ficaram muito mai interessantes e fáceis de entender, e que até aprendiam mais do que nas próprias aulas de biologia.
Esse processo obteve um grande sucesso pois foi um processo dinâmico emq ue só os interessados estavam presentes, pois os modelos tridimensionais são demais fácil observação e compreensão e porque os realizadores são jovens como os alunos falando uma "mesma língua".
Tal experiência foi de grande aprendizado não só para seu público-alvo mas também para os realizadores do projeto e mostra que o profissional da educação tem que repensar constantemente no seu modo de ensino, para que o aluno saia da aula motivado e contagiado pelo fato de aprender.

É isso ae , artigo super interessante, espero que tenham gostado =D

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

resumo "desenvolvimento de modelos didáticos para o ensino de desenho mecânico utilizando o conceito de prototipagem rápida"

Eae pessoal tudo bem vocês ? Estarei postando agora um resuminho do artigo “desenvolvimento de modelos didáticos para o ensino de desenho mecânico utilizando o conceito de prototipagem rápida” escrito por Antônio E., Daniel M., e Helton Vilela. Este artigo vem abordar sobre a utilização de modelos didáticos tridimensionais nos cursos de graduação. Se percebe a importância da inteligência espacial para certas disciplina, sendo a mais citada a de desenho mecânico, pois esta inteligência proporciona melhor interpretação geométrica e raciocínio espacial, algo importante para o aprendizado. Tambem é ressaltado que a percepção tridimensional é algo que se aprimora com o tempo, com a experiência de espaço e tempo através dos sentidos. O artigo trata da existência de dois modelos didáticos : extrusão de um perfil e manipulação de sólidos elementares. No primeiro modelo há a criação de sólidos por meio de extrusão, desenhando o perfil da peça sendo que em seguida esse perfil é extrudado na direção de um eixo escolhido. O outro modelo consiste em criar formas geométricas padronizadas e por meio de aplicação de operações booleanas.(subtração,soma). Para aplicação destes modelos é utilizado um programa chamado 3DFORM, que gera objetos tridimensionais virtuais. A metodologia de fabricação é baseada em princípios de prototipagem rápida por processo de usinagem em fresadora didática CNC. Este desenvolvimento de modelos didáticos por meio de conceitos de prototipagem tem sido de grande importância no ensino da engenharia mecânica. O aprendizado tem sido avaliado por meio destes modelos que são desenvolvidos atráves do uso de modelos didáticos, sendo que estes são desenvolvidos por meio da metodologia de fabricação pôr protipagem rápida.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Algumas fotos.....

.... Que conseguimos no laboratório, de lâminas que analisamos.
Como a vida é mais detalhada do que imaginamos gente !!!

Foto de uma elódea . Os "pontinhos verdes" são os cloroplastos .

Figura do fermento diluído em água.


Mais uma foto do vegetal vista em menor aumento
Estômato com os cloroplastos , vistos claramente.

Materiais fixadoss...

Galeraaaa...
Tivemos um sábado-aulaa (16/10) , e nesse sábado aprendemos e vimos coisas incríveis. Para quem vê as lâminas montadas em um laboratório não imagina como pode ser trabalhoso fazê-la , desde a coleta de seu material até estar pronta.Com a ajuda do Professor Carlos e da Professora Jucélia, vimos como nasce uma lâmina em poucas horas, porém seu preparo segundo eles, duraria semanas. Presenciamos a fixação do material , que funciona como uma "parada no tempo"para o material colhido, isso porque as características do material precisam se manter para que posteriormente seja analisada como se etivesse acabado de ser recolhida. Isso é um processo demorado e que envolve desde o "mergulho do material colhido em parafina , que em nosso caso foi um embrião de galinha, para que se coloque no micrótomo (objeto que cortará lascas finas do material colhido para que se coloque na lâmina)os vários "mergulhos" das lâminas em fixadores como o álcool 70%, 90% , em xilol(para retirar os restos de parafina), até a colocação de corantes, e por fim o repouso da lâmina para que ela fique seca e pronta a ser usada.
Foi uma experiência muito legal ver como aquele material que está pronto para ser usado em nossas mão é criado, e saber como é polêmica e difícil a coleta de certos materiais como por exemplo de órgão humanos, que envolvem muita burocracia.
É isso aí galera, espero que tenham gostado da exemplificação rápida que demos sobre as análises feitas nos laboratórios e as lâminas observadas durante nosso curso. 
Obrigadaaa
Marina
Foto tirada do arquivo pessoal de Mariana , do blog Microscópio Ótico. Laboratório de Histologia, preparação de Lâminas.

Materiais vivos...

Pessoal, Bomm diaa..

Como diz o próprio nome do blog , Materias vivos e fixados, hoje vim dar um exemplo de materiais vivos que colhemos e analisamos durante o nosso período de aula. Seja em Histologia ou Botânica, nós analisamos várias lâminas  e dentre elas a mucosa bucal. Essa mucosa é o que reveste toda a cavidade bucal e possui funções como proteção e revestimento . E pra vocês agora, o que nós vimos depois de toda uma preparação, a coleta da mucosa em laboratório, e o resultado :

Visualização de uma lâmina com mucosa bucal. Obs: essas bolhas são de ar , que acabaram surgindo na preparação da lamina.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


Eae galeraa tudo beleza ? To voltando aqui e desta vez estou postando uma foto visualizada por meio de um microscópio de uma célula vegetal, sendo que nesta célula é possível algo que parece uma fenda, mas o que será isso ? isto é um estômato, mas o que será um estômato ? De uma maneira bem simples, estas coisinhas aparentemente simples podem realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, controlando a transpiração. Pode-se ver na foto duas células guardas(labiais), onde nela há presença de cloroplastos ( pontinhos verde na foto ), sendo o ostíolo a fenda que fica entre as células guardas. É isso ai gente, até a próxima ! abraços

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Microscópio Multiusuário

Eae galera tudo bem ? Então estou postando uma foto do dia em que nós utilizamos um microscópio multiusuário, mas o que é isso ? Microscópio multiusuário é onde neste caso a professora Flávia (ali no meio) está focando uma imagem lâmina de cebola normalmente, mas o que os outros bobos estão olhando se não há nenhuma platina onde estaria nossa lâmina para visualização ?? está aii o porque do nome multiusuário, onde a imagem que está sendo vista pela professora é vista por nós também, não necessitando de mais nada além das oculares para observamos o que ela está observando pois as imagens passam para as outras oculares ! interessante né ?

Se apresentandooo...

Olá pessoal, sejam bem vindos ao BioLâminas, nossa idéia aqui é mostrar pra vocês um pouco mais sobre esse instrumento pequeno, extremamente frágil e tão necessário para o trabalho científico.
É uma peça pequena, retangular e geralmente de vidro, onde em uma das suas extremidades se encontra uma superficie jateada com a finalidade de se obter anotações.
Em conjunto com a lamínula, fazem um local perfeito onde se é estudado vários tipos de células, tecidos e substâncias, podem até conter câmara de contagem que permite que possamos contar ao microscópio a quantidade de células , como por exemplo os espermatozóides, por possuir câmaras milimetricas que permitem essa contagem.
 Bom, essas são as informações iniciais sobre uma lâmina e sua utilidade, durante noso curso fizemos muitas aulas em que elas foram utilizadas, passaremos as fotos dessas aulas pra vocês estarem  atualizados...