sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no ensino médio por graduandos de Ciências Biológicas.

Olá pessoalll, Quero postar um breve resumo de um artigo que lemos ," Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no ensino médio por graduandos de Ciências Biológica" , escrito por um grupo de alunos do curso de Ciências Biológias da UNIFAL- MG.
A importância dos modelos didáticos se dá basicamente por apresentar ao aluno que o manuseia, o mundo microscópico, que muitas vezes é abstrato pela falta de meios por onde se estudar em muitas escolas. A biologia Molecular e Celular requer uma base para que o aluno se apoie e compreenda o que na maioria das vezes é lhe apresentado apenas em teoria, pois apenas em grandes escolas com ótimas infra estruturas e aparelhagens é que lhe são permitidas as análises com microscópios.
A alternativa mais viável , foi  criar nessas escolas que não possuem esses equipamentos, esses modelos didáticos para que o aluno se aproxime desse mundo biológico abstrato.  Esses modelos servem como ponte para o aprendizado do que antes não lhe era "visível" a não ser teoricamente, assim , visualizando as estruturas, é muito mais fácil assimilar suas caracteristicas e funções, enriquecendo as aulas de biologia.
Para que esseprojeto fosse adiante, foram usados livros didáticos e especificos de tais áreas com reuniões entre alunos e cordenadores, assim  já eram possiveis 7 confecções como por exemplo : o tabuleiro da célula, membrana plasmática, mitocôndria, núcleo, modelo de transcrição, modelo de tradução e modelo dacélula em papel higiênico.
Todos foram confeccionados com materiais de baixo custo,e muitas vezes que estavam sendo reutilizados. Antes da apresentação desses materiais os alunos desconheciam os conceitos de célula ou dos outros assuntos abordados , e quando conheciam, era muito pouco e com constantes equívocos. Após reuniões e aulas com tais modelos, os alunos absorveram muito mais os conceitos e alegaram que as aulas ficaram muito mai interessantes e fáceis de entender, e que até aprendiam mais do que nas próprias aulas de biologia.
Esse processo obteve um grande sucesso pois foi um processo dinâmico emq ue só os interessados estavam presentes, pois os modelos tridimensionais são demais fácil observação e compreensão e porque os realizadores são jovens como os alunos falando uma "mesma língua".
Tal experiência foi de grande aprendizado não só para seu público-alvo mas também para os realizadores do projeto e mostra que o profissional da educação tem que repensar constantemente no seu modo de ensino, para que o aluno saia da aula motivado e contagiado pelo fato de aprender.

É isso ae , artigo super interessante, espero que tenham gostado =D

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