segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Materiais fixadoss...

Galeraaaa...
Tivemos um sábado-aulaa (16/10) , e nesse sábado aprendemos e vimos coisas incríveis. Para quem vê as lâminas montadas em um laboratório não imagina como pode ser trabalhoso fazê-la , desde a coleta de seu material até estar pronta.Com a ajuda do Professor Carlos e da Professora Jucélia, vimos como nasce uma lâmina em poucas horas, porém seu preparo segundo eles, duraria semanas. Presenciamos a fixação do material , que funciona como uma "parada no tempo"para o material colhido, isso porque as características do material precisam se manter para que posteriormente seja analisada como se etivesse acabado de ser recolhida. Isso é um processo demorado e que envolve desde o "mergulho do material colhido em parafina , que em nosso caso foi um embrião de galinha, para que se coloque no micrótomo (objeto que cortará lascas finas do material colhido para que se coloque na lâmina)os vários "mergulhos" das lâminas em fixadores como o álcool 70%, 90% , em xilol(para retirar os restos de parafina), até a colocação de corantes, e por fim o repouso da lâmina para que ela fique seca e pronta a ser usada.
Foi uma experiência muito legal ver como aquele material que está pronto para ser usado em nossas mão é criado, e saber como é polêmica e difícil a coleta de certos materiais como por exemplo de órgão humanos, que envolvem muita burocracia.
É isso aí galera, espero que tenham gostado da exemplificação rápida que demos sobre as análises feitas nos laboratórios e as lâminas observadas durante nosso curso. 
Obrigadaaa
Marina
Foto tirada do arquivo pessoal de Mariana , do blog Microscópio Ótico. Laboratório de Histologia, preparação de Lâminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário