sábado, 11 de dezembro de 2010

Como entender as plantas?

Organismos tão pequenos , hora tão grandes, que não possuem boca para mastigar seu alimento, não possui nariz para inspirar e expirar, não possuem braços para capturar sua presa... e mesmo assim sobrevivem?????
Aparentemente são só raiz, caule e folhas, mas onde estão então todos os artifícios que podem substituir esses órgãos vitais a sobrevivencia?
As lâminas e sua análise nos mostram como isso pode acontecer...
Por exemplo, o mistério da respiração é facilmente descoberto , se através de uma folha de elódea , como fizemos durante as aulas de tecidos vegetais com a orientação da professora Flávia, pegarmos e analisarmos em lâmina , lá observaríamos seus estômatos, estruturas essas que só são possiveis de serem vistas pelo microscópio, seja analisando o material vivo , coletado na hora como a folha de elódea, quanto com o material fixado e colorido , para uma análise mais clara.
Através dessa análise, observamos o "órgão" que é capaz de trocar gases com o ambiente,  estabelecer a troca entre oxigênio e gás carbônico, o que nós seres humanos fazemos através do nosso aparelho respiratório.A análise de materiais vivos nos permite até ver o momento em que o estômato está aberto ou fechado, fatos esses que demostram sua liberação de gás ou água ou contenção dos mesmos.

Tá aí galera, pra quemimaginou que as lâminas fosses apenas materiais de estudos , e que isso não teria tanta importância, para a Botânica , assim como para as outras tantas áreas da Biologia,  o estudo através desse material é fundamental, pois existe a vida nos minimos detalhes de cada célula, aliás, são esses mínimos detalher que a fazem !!!!

Obrigadaaa pela atenção galera
Tomara que tenham gostadoo !!!

Um comentário:

  1. Adorei o texto , Marina! É incrível saber que existe um mundo que só é visto através do microscópio, e quando se trata de plantas eu fico ainda mais encantada, pois como o próprio texto diz, esses organismos não tem a capacidade de se locomover, porém desenvolvem mecanismos suficientes para a sua sobrevivência. E poder estudar esses mecanismos com o auxílio das lâminas é verdadeiramente maravilhoso.

    ResponderExcluir