sábado, 11 de dezembro de 2010

A biologia e seu mundo microscópicoo...

Galeraaa, to aqui hoje pra falar pra vocês da relação importantíssima, eu diria que fundamental, do título do nosso blog com algumas das várias áreas dessa ciência maravilhosa que estuda a vida.
A biologia é um estudo que analisa desde os acontecimentos macroscópicos , do cotidiano, até os mínimos detalhes , "os bastidores" de tudo o que conseguimos ver , do que nosso corpo faz, do que comemos, ou de qualquer outra ação de nós seres vivos, para isso é claro, tiveram que se desenvolver técnicas para que esse mundo cheio de detalhes fosse analisado em cada milímetro...e é justamente aí que nós entramos.
As lâminas montadas são formas de um estudioso pegar uma parte de um "objeto" e colocá-lo no centro de suas atenções e poder ver, através daquele cuidadoso preparo tudo o que aquele objeto possui , tudo o que faz aquele objeto funcionar, se mover, viver...
Para que esse estudo fosse  realizado, vamos dar um exemplo de tecidos, um tecido epitelial como estudamos em Histologia, foi coletado para que possamos conhecer mais sobre as células que o constituem , só que  esse material será analisado diias mais tarde, semanas após sua coleta, como fazer pra que esse material não degenere? não estrague? Surgiu então a maravilhosa Técnica de Fixação sobre o qual temos de título .
Os materiais que são coletados e podem se degenerar, são fixados para uma análise posterior através de alguns fixadores conhecidos como álcool 70% , 95% ou álcool absoluto (etanol), assim, a partir de vários "mergulhos" do material nesses  fixadores, o material garante que suas características de quando ainda vivo permaneça até a hora de sua análise, é como se acontecesse uma "parada no tempo " para aquele material, vimos muito bem isso em uma aula que contemplamos uma montagem de lâminas.
Outro tipo de materiais que observamos, são os considerados materiais vivos, materiais que analisamos ainda em funcionamento, com coleta imediata, mais um exemplo das aulas de Histologia, vimos as células da mucosa bucal.
Portanto , através desses exemplos , podemos ver que as análises em lâminas, com materiais vivos e fixados , são fundamentais para a biologia e seu estudo, pois em nosso caso por exemplo, tivemos todas as aulas teóricas com o Prof. Carlos, e quando chegamos ao laboratório podemos ver que aquilo da teoria realmente existe, como se arrumam em um espaço tão pequeno de uma célula, fixamos o conhecimento vendo a realidade. Afinal, como surgiram os desenhos das apostilas e livros de tecidos, embriões ? Claro, foi tudo analisado anteriormente em lâminas, para que fosse transferido depois para as páginas por meio de desenhos .....
Pessoall, espero que tenham gostado e conhecido um pouco mais dos materiais vivos e fixados...!!!! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário