sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Resumo artigo "Imagens 3D virtuais no ensino de ciências: reconstruções de um modelo analógico do olho humano em aplicativo multimídia

Eae galera tudo beleza ? to postando aqui o resumo do artigo escrito por Welerson R. Moraes e Ronaldo L. Nagem. Neste presente artigo o objetivo foi verificar a viabilidade da utilização de modelos didáticos 3D no ensino, visto que de acordo com o discorrido pelo artigo ele facilita o aprendizado. No presente artigo as imagens visuais mostram a forma do ser humano se relacionar com o mundo, isto desde os primórdios. Em ensino de biologia ou ciências, as imagens servem para facilitar a fixação do aprendizado, tendo uma maior fixação de conhecimentos científicos. As imagens espalhadas pelos livros escolares são uma forma de modelo didático, eles buscam representar fenômenos da natureza o mais próximo possível dos modelos reais. Os modelos didáticos acabam por facilitar o entendimento de conceito científicos complexos, assim sendo, um bom modelo didático proporciona a criação de modelos na mente dos próprios aluno, o que fixa melhor o conteúdo, pois ele estará interagindo com o aprendizado de outra maneira além de leitura e escrita. O modelo didático têm sido uma ferramenta para o processo de mudança conceptual. Mas há sempre de haver cuidado com a utilização do mesmo, pois ele deve se manter o mais fiel possível ao conteúdo, sem criar uma outra dimensão para o aluno. Foi feito um modelo 3D do olho humano, apra descobrir a eficiência deste modelo, foi feito antes e depois um questionário sobre o assunto, e descobriu-se que houve uma maior absorção do conteúdo utilizando este modelo 3D, o que afirma uqe modelos 3D são válidos para o ensino de ciências e biologia.
É isso aí gente, espero que tenham gostado.....Até mais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário